IFT lança boletim técnico sobre programa de Residência Florestal

O Instituto Floresta Tropical lança, neste mês, a 13ª edição da série de boletins técnicos que publica desde 2011. Com o tema “Residência florestal na Resex Verde para Sempre: uma proposta de aprimoramento profissional para o manejo florestal comunitário”, a publicação, disponível em versão digital no site do IFT, aborda as ações e os resultados do programa executado ao longo de 12 meses no município de Porto de Moz, oeste do Pará. O boletim está disponível para download (Aqui).

Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA/Campus Altamira) e com o apoio da Climate and Land use Alliance (CLUA), o programa de Residência Florestal aprimorou a formação técnica das engenheiras florestais selecionadas, com especial atenção ao olhar social. Para isso, o programa abordou as mais diferentes fases de preparação, implementação e gerenciamento das atividades de manejo na Unidade de Conservação.

O boletim destaca a realização das ações de capacitação profissional através de treinamentos e acompanhamentos de atividades de manejo florestal, com orientação assistida pela equipe técnica do IFT e atores que atuam com manejo na Resex Verde Para Sempre. A publicação tem autoria de Lidia Lucena e Ranara Silva, engenheiras florestais selecionadas do programa e conta com a supervisão do professor Marlon de Menezes (UFPA) e da equipe técnica do IFT, Ana Carolina Vieira, Iran Pires e João Adriano.

Todos os Boletins Técnicos editados pelo IFT apresentam resultados preliminares de pesquisas e testes realizados pela equipe técnica da instituição, além de observações de campo e notas de expedições que possam de alguma forma servir a sociedade. A publicação é destinada a estudantes, tomadores de decisão, jornalistas, profissionais florestais, instrutores de manejo florestal, acadêmicos ou práticos e demais atores com interesse em temas ligados ao manejo de recursos naturais, especialmente florestais, na Amazônia.

Saiba mais em www.ift.org.br

[[arrow_upward|]]