A publicação destaca os 18 anos da Reserva Extravista (Resex) Verde Para Sempre e publicações que giram em torno do MFCF
O Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar (OMFCF) acaba de publicar a terceira edição de seu boletim de notícias. Referente ao período de setembro a dezembro de 2022, a nova edição destaca os 18 anos da Resex Verde Para Sempre, que representa um marco para o manejo florestal e comunitário no Brasil, além de publicações que abordam diferentes aspectos do MFCF.
A primeira matéria fala de futuro, por meio do olhar lúdico das crianças da Resex e como elas veem a floresta, palco diária de suas vidas. O texto apresenta uma produção audiovisual coordenada pela Embrapa Amazônia Oriental, como parte do projeto Bom Manejo 2.
O objetivo da peça é visibilizar diferentes abordagens do fazer científico em comunidades por meio de novas linguagens e também fortalecer o conceito de Saúde Única, que traz uma visão holística e integrada da saúde humana, animal, das plantas e da floresta.
O boletim destaca ainda a publicação “Monitoramento florestal na Amazônia Oriental: histórico e importância da ferramenta para estudo da dinâmica florestal”, publicado em 2022 pela Embrapa Amazônia Oriental.
O documento situa o avanço das pesquisas e a formação de redes nacionais e internacionais em torno do tema, além de listar os 121 títulos técnico-científicos anteriores, gerados de 1984 a 2021 com base nos dados do monitoramento de parcelas permanentes pela Embrapa Amazônia Oriental e pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Resex Verde Para Sempre
Com um território de 1,3 milhão de hectares, o equivalente a oito vezes o tamanho da cidade de São Paulo, a Verde para Sempre é considerada a maior Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável do país.
O boletim destaca os 18 anos da criação da Resex, com um texto que apresenta relatos de como era a vida antes da consolidação da Verde para Sempre, os avanços e desafios para o futuro.
Gênero
O empoderamento de mulheres agroextrativistas foi pauta em um encontro de coletivos de mulheres do Amapá. Com o objetivo de promover a troca de experiências e de gerar uma articulação em torno de uma agenda comum para a inclusão socioprodutiva, o evento foi pensado como uma primeira etapa de mobilização e de caracterização de iniciativas para a criação de uma articulação em rede para mulheres visando o fortalecimento desses grupos nas dimensões socioeconômica e ambiental. No total, 35 pessoas de 21 organizações dividiram suas experiências.
Dicas de leitura
A publicação apresenta duas obras que abordam experiências de manejo florestal familiar e comunitário, o livro “Gestão e Manejo na Floresta: o protagonismo das comunidades na Reserva Extrativista Verde Para Sempre, Porto de Moz, Pará”; e o livro “Routledge Handbook of Community Forestry”, publicação (em inglês) que oferece uma visão global de experiências de manejo florestal comunitário, com estudos de casos da África, Ásia, Europa e Américas.
OMFCF
O Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar (OMFCF) articula diversas organizações da sociedade civil, institutos de ensino, pesquisa e comunidades, com a missão de promover o manejo florestal como uma estratégia relevante, consistente e viável para a sustentabilidade da Amazônia.
Atualmente é composto por 54 organizações, das quais 34 são organizações comunitárias – associações, cooperativas ou mesmo organizações representativas de movimentos sociais. Juntas, essas organizações são responsáveis pela gestão de cerca de seis milhões de hectares em unidades de conservação distintas na Amazônia.
Os últimos cinco anos do observatório foram dedicados à atuação junto à cadeia produtiva da madeira, da castanha e do açaí, mas articulamos expandir. Cabe dizer ainda que todo o trabalho só é possível porque temos parceiros, que são muitos, desde as organizações que atuam no ensino e/ou pesquisas, com o objetivo de fortalecer as boas práticas de manejo; até as que atuam no acompanhamento e/ou assessoria das organizações comunitárias.
Acesse:
A versão completa do 3º Boletim do Observatório do Manejo Florestal Comunitário está disponível em pdf, na versão para telas de computadores: https://bit.ly/boletimMFCF-3.
A versão para telas de smartphones está disponível em: https://bit.ly/boletimMFCF-celular.