Primeiro boletim do Manejo Florestal Comunitário está disponível

O Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar (MFCF) acaba de publicar o seu primeiro boletim de notícias. Referente ao período de janeiro a março deste ano, o número #01 destaca como o manejo florestal comunitário é uma das alternativas mais sustentáveis para reverter os altos índices de desmatamento na região.

O primeiro boletim foi construído a partir da parceria entre assessorias de comunicação de organizações ligadas ao Observatório. Ele apresenta três notícias principais e mais duas dicas de leitura, assim como notas sobre a organização de mulheres nos estados do Pará e Amapá.

Em seu lançamento, a iniciativa buscou destacar a agenda do manejo comunitário no estado do Pará e contar sobre algumas práticas realizadas por povos e comunidades tradicionais da Amazônia, baseadas em formas inovadoras e diferenciadas de se relacionar com as florestas e os recursos ambientais.

Tema – Por que falar em desmatamento no primeiro boletim? O Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia (Imazon), organização que calcula o avanço sobre as florestas a cada mês, publicou que, apenas em fevereiro deste ano, o Pará devastou 82 km² de suas florestas, o que representa um aumento superior a 20% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em um mês com menos de 30 dias, o estado também teve cinco das 10 unidades de conservação mais desmatadas em toda a região amazônica.

Diante desse cenário de crescente destruição, a criação da política estadual do manejo florestal comunitário pelo Governo do Pará poderia ser um esforço exemplar para a manutenção das florestas e a proteção dos povos e comunidades tradicionais. No entanto, mesmo após várias rodadas de discussões, o processo de formulação da política se arrasta há cerca de 10 anos.

O boletim traz, assim, um balanço sobre o que provocaria essa demora, a partir da escuta de algumas pessoas que vêm participando desse processo. A ideia foi entender como anda o processo de tramitação de uma proposta de texto para a política estadual, formulada por um grupo de instituições após anos de discussões, encontros e consultas em diferentes regiões do estado.

Práticas de manejo – Novas experiências comunitárias baseadas no manejo comunitário das florestas também são apresentadas na segunda matéria O texto aborda como duas comunidades de Breves chegaram às primeiras vendas de açaí certificado e de madeira legalizada no último ano.

Essas comunidades vivem dentro da Reserva Extrativista de Mapuá, no Marajó, e contaram com a parceria do Instituto Floresta Tropical (IEB) no processo de melhoria da produção e venda dos produtos da floresta.

Especial mulheres – A última matéria especial do boletim apresenta iniciativas lideradas por mulheres na Amazônia. A ideia foi buscar atividades ligadas a uma economia inovadora e baseada na floresta em pé.

O texto destaca duas cozinhas coletivas que reúnem mulheres de pelo menos sete comunidades dos estados do Pará e Amapá, possibilitando a transformação de produtos das florestas em alimentos nutritivos, livres de agrotóxicos e baseados no uso de novos ingredientes.

Acesse:

A versão completa do 1º Boletim do Observatório do Manejo Florestal Comunitário está disponível em pdf, na versão para telas de computadores: https://bit.ly/BoletimMFCFcompleto.

A versão para telas de smartphones está disponível em: https://bit.ly/BoletimMFCFsmartphone.

Ouça aqui também o spot de chamada para a leitura:  https://bit.ly/BoletimMFCFspot.

 

[[arrow_upward|]]