BVRio Design & Madeira Sustentável exibido na MADE Latina 2019

Resultados da parceria entre renomados designers brasileiros e moveleiros da COOMFLONA em exposição inédita na maior feira de design colecionável do Brasil

Foto e texto BVRio News

Em agosto passado, peças assinadas por renomados designers brasileiros e feitas por membros da cooperativa COOMFLONA – Cooperativa Nacional da Floresta Mista do Tapajós – para a Iniciativa Design e Madeira Sustentável foram exibidas numa exposição inédita na MADE (Mercado.Arte.Design), a maior feira de design autoral da América Latina. Design & Madeira Sustentável, desenvolvido pela BVRio em parceria com a coomflona e o FSC® Brasil, trouxe os designers Alessandra Delgado, Carlos Motta, Claudia Moreira Salles, Fernando Mendes, Guido Guedes, Julia Krantz, Leonardo Lattavo, Paulo Alves, Ricardo Graham, Roberta Rampazzo e Rodrigo Calixto para coomflona, situada no estado do Pará, no coração da Amazônia. Através da troca de conhecimentos e treinamento, foi construída uma ponte entre a floresta e os maiores mercados consumidores do país. O projeto conclui sua primeira fase, exibindo na MADE os produtos projetados pelos designers convidados e feitos pelos membros da cooperativa da coomflona.

O objetivo de Design & Madeira Sustentável é promover o uso e o consumo de madeira nativa certificada pelo FSC®, gerenciada de forma sustentável e com respeito dos direitos humanos. Enquanto os designers conheceram pessoalmente a cooperativa e aprenderam mais sobre o manejo florestal responsável e as inúmeras espécies de madeira da região, os membros da cooperativa participaram de oficinas lideradas pelos designers para aprimorar suas técnicas de produção de móveis e objetos de decoração. No final, foi desenvolvida uma relação comercial que destaca a origem dos produtos florestais que consumimos diariamente: pratos, tigelas, vasos, mesas, poltronas, bancos, bancos, prateleiras.

Renato Castro Santos, coordenador do projeto, orgulha-se do resultado desta primeira fase. “Nunca esperamos um feedback tão positivo do público, de designers, visitantes e da mídia. Isso nos motiva, na BVRio, a continuar e estender o projeto para outras comunidades da Amazônia.”

Além da exposição, foi realizada uma palestra durante o evento, onde os designers Carlos Motta, Claudia Moreira Salles, Leonardo Lattavo e Paulo Alves compartilharam suas opiniões sobre como designers e consumidores podem trabalhar juntos para promover a sustentabilidade no setor madeireiro. O documentário que marca o final da primeira etapa do projeto foi lançado em primeira mão, esboçando poeticamente um retrato da experiência entre os designers e os membros da cooperativa que promovem a economia verde e o respeito pela floresta.

[[arrow_upward|]]