Cooperativa da Amazônia fatura com venda de móveis de luxo

Iniciativa da BVRio estabelece intercâmbio entre designers de luxo e cooperativa em Santarém (PA)

A Cooperativa Mista do Tapajós (Coomflona), sediada em Santarém (PA), é especializada em manejo florestal, que é a administração de recursos da floresta para obtenção de benefícios econômicos e sociais. Recentemente, eles passaram a projetar, confeccionar e vender móveis de fabricação própria para grandes designers brasileiros de luxo do eixo Rio-São Paulo. Cerca de 400 famílias da região são beneficiadas direta ou indiretamente pela atividade.

O Projeto Design & Madeira Sustentável começou em 2017, por meio de uma iniciativa da BVRio, com doações das instituições internacionais Climate and Land Use Alliance (CLUA) e Good Energies Foundation. A primeira fase teve R$ 600 mil de aporte e a segunda, R$ 500 mil. O objetivo é fomentar o uso e consumo da madeira legal e certificada de manejo comunitário.

Dificuldade de produção
Nos primeiros contatos, a BVRio identificou que o manejo florestal comunitário, bem como o manejo comercial tradicional, gera uma grande quantidade de resíduos em seu processo de exploração. Esse material não poderia ser comercializado – viraria, no máximo, lenha, de acordo com o coordenador do projeto na BVRio, Renato Castro.

A Coomflona utilizava esses resíduos na movelaria Anambé, no Sul do Pará. No entanto, havia uma desconexão significativa entre a capacidade produtiva e o mercado consumidor.
Na primeira fase do programa, a BVRio convidou dez designers brasileiros engajados socialmente, como a Attom, para mostrar técnicas de produção por meio de workshops.

Acesse a matéria completa em revistapegn

Foto: Pedro Guinle

[[arrow_upward|]]