Ministro do Meio Ambiente demite analista contrário à exportação não-autorizada de madeira

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, demitiu um analista sênior que era contrário à rescisão de autorizações para exportações madeireiras, de acordo com uma nota publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira.

A Reuters noticiou no mês passado que o Brasil havia exportado milhares de carregamentos de madeira a partir de um porto amazônico no ano passado sem autorização do Ibama.

Depois que a questão foi descoberta, em meio ao aumento das polêmicas em relação ao desmatamento da Floresta Amazônica no governo do presidente Jair Bolsonaro, o diretor do Ibama rescindiu uma regra que requeria a autorização da agência para todos os carregamentos de madeira.

A suspensão da regra contrariou um grupo de analistas liderados por André Sócrates de Almeida Teixeira, coordenador-geral de monitoramento de Biodiversidade e Comércio Exterior, que insistia para que a regra fosse mantida.

De acordo com notas oficiais, Salles havia removido Teixeira de seu cargo e o substituído por Rafael Freire de Macêdo, que já trabalhava em uma área relacionada.

Teixeira se recusou a comentar e Macêdo não respondeu imediatamente a um pedido por comentário. O Ministério do Meio Ambiente não respondeu a um pedido por comentário. Já o Ibama disse que se trata de “mudança regular, conforme as regras aplicáveis”.

 

Leia a matéria completa em www.terra.com.br

[[arrow_upward|]]