Boletim do Observatório do Manejo Florestal e Comunitário lança 4ª edição

O Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar (OMFCF) lança a quarta edição do Boletim do OMFCF. A publicação busca divulgar as ações desenvolvidas ao entorno da atividade do manejo florestal comunitário e familiar com o objetivo de fortalecer a atividade na esfera regional, estadual e federal. 

Segundo Alison Castilho, secretário executivo do OMFCF, a publicação focou nas ações desenvolvidas acerca da atividade e, sobretudo, nos avanços conquistados com o governo progressista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Retomamos diversos diálogos fundamentais para o manejo florestal, comunitário e familiar e a avaliação é de que estamos avançando e fortalecendo esse processo”, afirma. 

Dentre as reportagens, a publicação destaca a importância do Manejo Florestal Comunitário em Unidades de Conservação de Uso Sustentável na Amazônia. Atualmente, essas áreas são estrategicamente designadas e administradas com o objetivo de garantir a manutenção dos ecossistemas naturais, a diversidade biológica e a qualidade dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações. 

Na reportagem “Formação é base para aprimoramento da atividade do Manejo Florestal e Comunitário na Amazônia” é possível acompanhar os bons resultados da colheita da madeira em 2023 na Resex Arióca Pruanã, que foram superiores a 2021 e 2022. 

Em outro artigo, é dado destaque à força das mulheres extrativistas e o seu papel indispensável para o manejo florestal comunitário e familiar. Por fim, trazemos uma atualização acerca do programa federal do manejo florestal comunitário e familiar. As discussões foram realizadas virtualmente em junho deste ano e fizeram um apanhado das experiências atuais, ressaltando os desafios que precisam ser superados para consolidar a atividade.

Atualmente, o Ministério do Ambiente e Mudança do Clima (MMA) tem focado em ações de fomento aos povos e comunidades tradicionais (PCTs) e iniciou um diálogo com diversas Secretarias do MMA, ICMBio e representantes da sociedade civil, incluindo o Observatório do Manejo Florestal Comunitário. 

Para ter acesso a todas as reportagens do Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar é possível acessar dois documentos: a versão em pdf (versão completa) e a versão mobile (para aparelhos celulares).

Sobre o OMFCF

Atualmente, o OMFCF conecta 54 organizações da sociedade civil, institutos de ensino, pesquisa e comunidades, com a missão de promover o manejo florestal como uma estratégia relevante, consistente e viável para a sustentabilidade da região amazônica.

Acesse:

A versão completa do 4º Boletim do Observatório do Manejo Florestal Comunitário está disponível em pdf, na versão para telas de computadores: https://bit.ly/boletim-omfcf-4 

A versão para telas de smartphones está disponível em: https://bit.ly/boletim-mobile-omfcf-4

 

[[arrow_upward|]]