No dia 05 de novembro, com apoio do IEB, a Cooperativa mista agroextrativista Nossa Senhora do Perpetuo Socorro do Rio Arimum realizou sua assembleia geral extraordinária com o objetivo de aprovar o regimento interno e avaliar os resultados da safra de 2017.
Regimento interno
Em relação aos procedimentos internos, a cooperativa debateu três pontos.
- Detalhamento sobre o perfil do cooperado;
- Regras de funcionamentos e gestão dos Fundos previstos no estatuto e a inclusão do Fundo de Investimento;
- Pró-labore da diretoria.
Balanço e eleições
Na pauta de avaliação da safra, referente ao plano de manejo de 2017, que
finalizou em setembro, a diretoria apresentou aos cooperados um balanço geral das receitas e despesas e um panorama das principais dificuldades encontradas nessa exploração.
- Aumento do custo operacional devido a problemas com maquinário ao longo período de exploração. Houve, pelo menos, quatro meses adicionais em relação ao planejado. Isso implicou mais custos com alimentação e combustível;
- O baixo volume explorado provocou uma diferença de 1.338,52 m³ do volume autorizado, bem como diferenças de volumetria por espécies;
- Por causa dessa mudança foi necessário solicitar ajustes na AUTEX para emissão do DOF;
- Dificuldades na gestão do contrato com a empresa compradora da madeira que, por limitações financeiras provocados pelo atraso no envio do produto, tem demorado a cumprir com o repasse dos recursos.
Para a próxima Assembleia, em janeiro de 2018, ficou encaminhado a realização da eleição da nova diretoria da cooperativa. Foi constituída uma comissão eleitoral composta pelos cooperados Simael Braz, Manoel Santana e Márcio Santos, os quais ficarão responsáveis por organizar e consolidar as candidaturas.
Preparação
Além disso, também com apoio do IEB, a diretoria da cooperativa juntamente com o conselho fiscal e os coordenadores de campo e geral do PMFS realizaram nos dias 03 e 04 de novembro uma oficina preparatória à Assembleia Geral. Além das orientações apresentadas para cada pauta, foi possível elaborar um quadro geral de problemas/causas/soluções para nortear o planejamento estratégico da cooperativa previsto para janeiro de 2018.
Cooperativa
A Coomnspra administra um Plano de Manejo Florestal Comunitário, em uma área coletiva localizado dentro da Reserva Extrativista Verde para Sempre, município de Porto de Moz, Estado do Pará.
Com a denominação de “Projeto Maçaranduba”, possui uma área de 4.255 ha, que foi subdividida em 21 Unidades de Produção Anual (UPAs), com cerca de 200 ha cada. Essa instituição coordena e executa as atividades de manejo florestal de baixo impacto, terceirizando para uma empresa as atividades de arraste das toras. A comunidade Arimum possui certificação internacional do Forest Stewardship Council – FSC desde novembro de 2016.
Texto e Fotos: Katiuscia Miranda (IEB)
Edição: Lucas Filho