FSC® comemora seu 25º aniversário de olho no futuro

A crise climática não se resolverá sem o manejo florestal responsável e o FSC espera ampliar seu papel junto aos formuladores de políticas públicas, investidores e gestores florestais

Em 1994, o Conselho de Manejo Florestal (Forest Stewardship Council – FSC, na sigla em inglês) abriu seu primeiro escritório em Oaxaca, no México e, em 2003, mudou sua sede para Bonn, Alemanha. Hoje, portanto, o FSC comemora 25 anos promovendo o manejo florestal responsável. Criado como resposta às preocupações sobre o desmatamento global e o destino das florestas, o FSC é uma organização reconhecida mundialmente, com mais de 350 colaboradores em 50 escritórios espalhados pelos cinco continentes.

Recentemente, aqui no Brasil, o aumento das queimadas na Amazônia recolocou, como há tempos não acontecia, a floresta no centro dos debates. E, se houver, de fato, a intenção de conservar as matas nativas e combater as mudanças climáticas, o manejo florestal precisa ser considerado. Afinal, enquanto o desmatamento implica em perda definitiva do capital natural, de serviços ecossistêmicos e oportunidades de uso da biodiversidade, em concentração de terra, especulação imobiliária, empobrecimento de comunidades e trabalhadores, o manejo florestal é uma das principais ferramentas econômicas de desenvolvimento sustentável.

“Crescemos e nos tornamos uma das soluções mais confiáveis do mundo para o manejo florestal sustentável. No entanto, questões como a crise climática e a diminuição da biodiversidade nas florestas estão se tornando mais prementes, e o FSC está mais comprometido do que nunca em trabalhar para oferecer novos caminhos para esses desafios”, diz Kim Carstensen, diretor geral do FSC Internacional.

Em todo o mundo, cerca de 200 milhões de hectares de florestas são certificadas pelo FSC. Atualmente, o Brasil ocupa o 6º lugar no ranking total do sistema, com mais de sete milhões de hectares certificados. A estrutura de tomada de decisões baseada na participação equilibrada de seus membros, divididos entre as câmaras ambiental, econômica e social, é a única que consegue definir o que é, efetivamente, um manejo florestal responsável, conciliando diferentes visões e necessidades. “Essa é a essência do FSC”, disse Carstensen.

Ao longo dos anos, muitas inovações do FSC influenciaram bastante a maneira como as florestas são manejadas. E essa influência vai além das áreas certificadas. O próprio Carstensen cita dois exemplos:

O FSC ajudou a desenvolver o conceito de florestas de alto valor de conservação, que muitos atores agora usam, mesmo fora do setor florestal. Esse conceito tem um impacto positivo na proteção ambiental e nos benefícios sociais em várias áreas, como por exemplo, naquelas utilizadas para produção de commodities agrícolas.
Madeira controlada: o padrão FSC de madeira de baixo risco, controlada, mas não certificada, agora está mais sólido, o que permite que o FSC possa usá-lo como trampolim para a certificação.

Leia o texto completo em br.fsc.org

[[arrow_upward|]]