Mulheres do campo e da cidade reativam associação em Porto de Moz

Cerca de 60 mulheres elegeram no começo dessa semana a nova diretoria da Associação de Mulheres do Campo e Cidade Emanuela, em Porto de Moz.

A eleição marca o reinício das atividades da associação, que havia reduzido a sua atuação nos últimos anos e teve a retomada decidida em assembleia geral no dia 07 de março. O encontro foi realizado com o apoio do Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Porto de Moz.

Como resultado da mobilização, as associadas realizaram no dia 08 uma marcha em direção à Sala Lilás, espaço de acolhimento e proteção a mulheres, crianças e adolescentes, inaugurado pela Prefeitura de Moz em parceria com diversas organizações da sociedade.

A Associação Emanuela deve compor a iniciativa, a partir do encaminhamento de mulheres que necessitem de atendimento e também com a realização de outras ações direcionadas ao público feminino.

Diversas visitas às zonas urbana e rural também estão sendo programadas pelas associadas, com o objetivo de assegurar novas adesões e ampliar a articulação com outros grupos e núcleos de cada localidade. Elas também planejam mobilizar novas parcerias, elaborar projetos e participar de editais voltados à temática de gênero, garantia de direitos das mulheres e geração de renda.

Criada em 1998, a associação foi idealizada por centenas de mulheres reunidas pela Pastoral da Mulher. Seu nome é uma homenagem à missionária que incentivou na época o processo de organização em torno da reivindicação de direitos e de assistência social às mulheres de Porto de Moz.

“Quando nós criamos a associação, a missionária Emanuela já havia sido transferida. Pela importância dela em toda a nossa história aqui, a gente batizou a associação com o mesmo nome, como forma de mantê-la viva entre nós”, comenta Maria Creusa Ribeiro, nova presidenta da Associação.

[[arrow_upward|]]