No período de 06 a 09 de novembro representantes de organizações da sociedade civil, governo e organizações comunitárias reuniram-se em Altamira (PA) na oficina de trabalho “Gestão de iniciativas de Manejo Florestal Comunitário Pleno: desafios, demandas e recomendações”.
Durante o encontro foram compartilhadas experiências de gestão de dez iniciativas comunitárias de manejo florestal que indicaram seus principais desafios, demandas e recomendações para a gestão administrativa, financeira, contábil e comercial.
Entre os participantes estavam membros da Cooperativa Mista Flona do Tapajós, da Associação e da Cooperativa da Resex Extrativista Verde para Sempre. Essas iniciativas são membros o Observatório do Manejo Florestal Comunitário no Pará e socializaram com o grupo suas experiências no tema.
Encaminhamentos
Os participantes da oficina identificaram a necessidade de continuar o debate sobre o tema, principalmente pelas dificuldades levantadas, tais como:
- Inexistência de legislação tributária adequadas ao MFCF;
- Baixa capacidade das organizações no entendimento e aplicação das legislações existentes;
- Dificuldades na comercialização da produção;
Nos debates foi avaliado que esses desafios precisam ser superados, a partir de ações que viabilizem um ambiente mais favorável para a prática do MFCF na Amazônia. Além de internalizar essa demanda nas agendas das organizações do evento, foi elaborada uma carta assinada por todos os participantes. O documento será encaminhado para instituições de financiamento a fim de buscar recursos para essa continuidade das ações e debates.
A oficina teve a organização e coordenação da Embrapa Amazonia Oriental, UFPA e INCRA e contou com a participação de representantes da Semas, Ibama, SFB, Incra, Imaflora, IFT, IEB, Associações e Cooperativas de Porto de Moz, Santarém, Anapu (Para), Boa Vista do Ramos e Tefe, RDS do Rio Negro (AM), Mazagão (AP), e Rio Branco (AC).
Texto: Katiuscia Miranda (IEB)
Fotos: Milton Kanashiro (Embrapa)
Edição: Lucas Filho (IEB)