Seminário “Conhecendo a economia Verde no estado do Pará”

Nos dias 18 e 19 de junho o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Santarém realizou o seminário “Conhecendo a economia Verde no estado do Pará”. Um dos destaques foi a apresentação do chamado REDD (sigla em inglês para Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal). Como o próprio nome diz, esta é uma iniciativa que agrega incentivos econômicos com o objetivo de reduzi a emissão de gases de efeito estufa e o desmatamento.

Cerca de 80 lideranças locais estiveram na sede do sindicato que reuniu extrativistas, indígenas, quilombolas e agricultores familiares. “Este é um momento relevante, por se tratar de um assunto pouco discutido em nossos municípios”, explica o presidente do STTR-Santarém, Manoel Edivaldo Santos Matos Peixe.

Um dos destaques foi a maneira como o REDD se relaciona com grandes projetos e como ele impacta a vida de populações tradicionais. “Apresentamos às lideranças esse contexto para que sejam referência na multiplicação das informações”, explicou Manoel.

O sindicato, através dos participantes do seminário, definiu que ampliará o debate através do Grupo Carta de Belém e da Articulação Nacional da Agroecologia.“Queremos ampliar nossas ações em rede com os povos da Amazônia”, finaliza o presidente do STTR-Santarém.

O seminário contou com a colaboração de representantes da Reserva Extrativista Chico Mendes (localizada no Acre), do Marajó e de Almerim onde as comunidades vivem um conflito histórico com as operações da empresa Jari Celulose.

Além disso, contou com o apoio da fundação Rosa Luxemburgo em parceria com a Fase, Grupo Carta de Belém, WRM e Terra de Direitos. O STTR-Santarém é membro do Observatório do Manejo Florestal, Comunitário e Familiar e uma das instituições mais relevantes para a concepção da iniciativa.

[[arrow_upward|]]